Em 2000, o PANLAR destinou financiamento para adaptar o banco de dados ARTHROS e desenvolver a coorte original do GLADEL.
Em 2007, uma bolsa de educação irrestrita da empresa GlaxoSmithKline Pharmaceutical (GSK) permitiu que os centros originais atualizassem o banco de dados.
Entre 2016 e 2018, o GLADEL, como grupo de estudos de Lúpus do PANLAR, desenvolveu as diretrizes PANLAR-GLADEL para Lúpus na América Latina. Este esforço foi apoiado por verbas educacionais irrestritas da GSK e da UCB.
O ILAR e a GSK apoiaram financeiramente a Emory University, que, em parceria com o GLADEL, desenvolveu e implementou um programa educacional para pacientes com lúpus na América Latina intitulado: “Hablemos de Lupus” / “Falando de Lúpus”. Um financiamento adicional foi fornecido pelo PANLAR ao GLADEL para manutenção do programa.
Recentemente, a Janssen Pharmaceuticals Inc. forneceu financiamento para o estudo do impacto da remissão e da baixa atividade da doença na taxa de hospitalização da coorte GLADEL.